Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Semana Nacional de Arquivos

Apresentação

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 17h12 | Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 12h28 | Acessos: 2756

O que é a Semana Nacional de Arquivos?

A Semana é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos.

Onde acontece a Semana Nacional de Arquivos?

Ela acontece em instituições de todo o país – que planejaram eventos especiais para a Semana –, tais como arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais. A programação completa estará disponível no final de maio no site http://semanadearquivos.an.gov.br e demais canais institucionais.

Quando ocorre a 2ª Semana Nacional de Arquivos?

Em 2018, sua 2ª edição será de 4 a 9 de junho.

Por que essa data?

A data se refere à semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho).

O que é o Dia Internacional dos Arquivos?

É uma data estabelecida pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) em homenagem aos arquivos, fazendo parte de um calendário internacional. Além disso, o ICA lança um tema diferente a cada ano para inspirar os eventos. O deste ano é Governança, Memória e Herança.

Que tipos de eventos são realizados?

A programação fica a critério de cada instituição participante. Ela pode ser tanto acadêmica quanto cultural: palestras, cursos, debates, exposições, visitas mediadas, espetáculos teatrais e musicais, exibições de filmes e muito mais!

Quem pode participar?

Podem participar arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais. Para isso, é necessário inscrever a instituição.

Como faço para inscrever minha instituição?

O período de inscrição vai até 18 de maio. O cadastro é feito pelo preenchimento de formulário eletrônico disponível no site http://semanadearquivos.an.gov.br/. Nele, você vai inserir os dados de sua instituição (nome, endereço, telefone, e-mail) e os eventos que serão realizados (nome do evento, breve descrição, dia e horário).

Quem organiza a Semana?

Os responsáveis pela ação são o Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa. A iniciativa é uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos (2017-2027), elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura.

O Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa oferecem algum apoio para as instituições participantes?

Além de realizarem seus próprios eventos durante a Semana Nacional de Arquivos, o Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa fomentam a mobilização das instituições para se engajarem na iniciativa e auxiliam na divulgação da ação, como elaboração de material gráfico de promoção, disponibilização da programação nacional completa, entre outros.

Qual a importância da Semana Nacional de Arquivos?

São inúmeros os benefícios para a sociedade e para os arquivos. Ela aproxima os arquivos da sociedade, atuando como um instrumento facilitador do acesso à informação, de modo a apoiar o cidadão na defesa de seus direitos e a incentivar a produção de conhecimento científico e cultural – uma das funções dos arquivos. Ademais, a Semana enfatiza a potencialidade dos arquivos como equipamentos culturais, aumenta sua visibilidade, divulga os valiosos trabalhos desenvolvidos nesses espaços, entre outros. E o mais importante: quando nos unimos em prol de uma meta em comum, mais robusta se torna nossa voz e mais longe podemos ir!

Cronograma:

Inscrição de instituições: 2 de abril até 18 de maio de 2018

Realização da 2ª Semana Nacional de Arquivos: 4 a 9 de junho de 2018

Contato:

(21) 2179 1273

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Fim do conteúdo da página