Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Arquivo Histórico Municipal Felix Guisard Filho

Av. Thomé Portes Del Rei
925
Jardim Ana Emília
12070610
Taubate
SP
12988150936
amandav.oliveira@yahoo.com.br
Seunda à sexta-feira das 8h00 às 12H00 e das 13h00 às 17h00
Eventos:
  • Exposição - Raízes taubateanas na Inconfidência Mineira, 03/06/2019 a 28/06/2019, das 8h às 12h e das 13h às 17h, A Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789, foi uma dos principais movimentos separatistas do Brasil Colônia. Ocorrida na então capitania de Minas Gerais, a tentativa de revolta contou com a participação de grandes proprietários ou mineradores, padres e letrados, conhecidos como os Inconfidentes. Entre eles, diversos taubateanos da tradicional família dos Toledo Piza tiveram relevante papel no levante que não chegou a ser consumado e foram arrolados como réus, nos Autos da Devassa. São eles: Padre Carlos Correa de Toledo, vigário colado de São José Del Rey (hoje Tiradentes), seu irmão, o sargento-mor Luiz Vaz de Toledo Piza, Oficial de Milícia na Comarca de São João Del Rey, Claro José da Mota e Félix Correa de Toledo, ambos sobrinhos do Padre Carlos Correa de Toledo e o Padre Bento Cortez de Toledo. Durante o mês de junho, O Arquivo Histórico Municipal Felix Guisard Filho apresenta a exposição “Raízes taubateanas na Inconfidência mineira”. Trata-se de inventários e testamentos de membros da família Toledo Piza e um documento sobre a construção da Capela do Pilar, idealizada e erigida pelo patriarca Timóteo Correa de Toledo. Esses documentos são datados entre os séculos XVIII e XIX.
  • Oficina - Leituras Paleográficas, 08/06/2019, Das 9h às 13h., A oficina introduz aos estudos na área de paleografia, objetivando desenvolver a habilidade de compreender textos dos séculos 18 e 19 através da prática de leitura de textos antigos. Ministrada pela professora ms. Amanda Valéria de Oliveira Monteiro, responsável pelo Arquivo Histórico Municipal Felix Guisard Filho.
  • Avant-premiére do filme documentário: "DONA MARIA II, DO BRASIL PARA O TRONO DE PORTUGAL", 08/06/2019, 18h, O avant-premiére do filme documentário: "DONA MARIA II, DO BRASIL PARA O TRONO DE PORTUGAL", é uma produção Brasil-Portugal, idealizada para comemorar o Bicentenário da única brasileira e ser rainha na Europa, a Princesa Dona Maria da Glória, filha de Dom Pedro I e da Imperatriz Dona Leopoldina, nascida no Rio de Janeiro em 1819. A biógrafa Isabel Stilwell (Portugal) é o fio condutor do filme, que ainda conta com os depoimentos dos historiadores: Sara Rodi, Paulo Rezzutti, Cândida Arruda Botelho, Claudia Witte, Antonio N. Pereira e Estevan Lekitsch. O roteiro é assinado pela jornalista Carla Saddi e a produção executiva é de Stevan Lekistch, com direção de fotografia de Sou Vini e realização da Oficina de Artes Rosina Pagan. O filme teve o apoio para a realização da Casa – Museu Quinta da Esperança (Alentejo-Cuba/Portugal). Com direção de Dimas Oliveira Junior.
Fim do conteúdo da página