Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Arquivo Histórico Regional (AHR) e Instituto Histórico de Passo Fundo (AHR)

Rua Teixeira Soares
1268
Centro
99010081
Passo Fundo
RS
ihpf@ihpf.com.br | ahr@upf.br
AHR: Segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30 | IHPF: Segunda à sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Eventos:
  • Conversando Com... Isabella Czamanski, 04 de junho , 18h30, As fotografias constituem-se enquanto uma fonte privilegiada para os estudos históricos. Pensando na necessidade de discutir metodologias de trabalho para identificação, catalogação e disponibilização de acervos fotográficos, o IHPF propôs a realização de uma edição do projeto Conversando Com..., tendo como convidada a historiadora Isabella Czamanski, que desenvolve pesquisa acerca das fotografias tiradas pela Czamanski, em Passo Fundo.
  • Arquivos em foco - O fotógrafo, a fotografia, a cidade e a pesquisadora , 05 de junho , 19h30, A proposta da série de encontros Arquivos em foco é discutir temáticas relativas a guarda, conservação, difusão e metodologias de pesquisa com/em acervos. Durante a 3ª Semana Nacional de Arquivos, o IHPF, em parceria com o Arquivo Histórico Regional, desenvolverá um bate papo com a jornalista, fotógrafa, e historiadora Fabina Beltrami para debater a fotografia como documento.
  • 1º Encontro de Pesquisadores de Passo Fundo, 06 e 07 de junho , , No ano em que Passo Fundo completa 162 anos de emancipação político-administrativa, o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) e o Arquivo Histórico Regional (AHR/PPGH/UPF) comemoram seus 65 e 35 anos de criação, respectivamente. Pensando em marcar essas datas e promover um espaço de discussão sobre fontes, problemas, temas e lacunas nas pesquisas sobre Passo Fundo e região, o IHPF e o AHR promovem o 1º Encontro de Pesquisadores da História de Passo Fundo e Região, que será realizado nos dias 06 e 07 de junho de 2019, no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, em Passo Fundo, integrando as atividades da 3ª. Semana Nacional de Arquivos. ​ O 1º Encontro de Pesquisadores visa reunir pesquisadores e interessados na história de Passo Fundo e da região norte do estado do Rio Grande do Sul, para que sejam compartilhados temas, informações, experiências, métodos e caminhos de pesquisa. O evento é uma oportunidade de socialização e diálogo entre pesquisadores acadêmicos e não-acadêmicos, instituições de custódia e de pesquisa da região, além de divulgação de livros e projetos que tenham como mote a história de Passo Fundo e/ou região.
Fim do conteúdo da página