Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário

Rua Dom Manuel
29
2º e 3º
Centro
20010090
Rio de Janeiro
RJ
(21) 3133-3814 ou 3133-3548
http://ccmj.tjrj.jus.br/
ccmj.seata@tjrj.jus.br ou ccmj.seami@tjrj.jus.br
10h às 19h
Eventos:
  • Atividade Educativa - Documento em Cena, De Segunda à Sexta, Das 14h às 15h, A Agenda Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, promovida pelo Museu da Justiça – Centro Cultural (CCMJ) apresenta a atividade educativa Documento em Cena para celebrar a 3ª edição da Semana Nacional de Arquivos cujo tema é Designing the Archives - ou, em tradução literal, Desenhando Arquivos. Para além dos aspectos relacionados ao design de espaços destinados aos arquivos propriamente ditos, a proposta dessa edição é aproximar as demandas culturais e políticas da sociedade, das práticas de arquivistas e gestores de documentos e informações. Nesta perspectiva, compreende-se os arquivos como espaços de pertencimento e exercício pleno da cidadania. Em 2019, celebramos a efeméride de 20 anos do programa Teatro na Justiça, que realiza desde 1999, no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, espetáculos e leituras dramatizadas que estimulam a reflexão e a vivência emocional sobre valores de justiça e propõem a discussão sobre as relações entre Direito e Teatro. Dessa forma, a proposta da atividade Documento em Cena é apresentar documentos pertencentes ao acervo teatral da Agenda Cultural do CCMJ para que o público possa ter uma visão global do processo criativo que envolve uma montagem de teatro, dos bastidores à cena. Através de uma breve exposição na Sala Multiuso do CCMJ, bem como da mediação da equipe de arte-educadores, colocaremos em cena textos teatrais, croquis criados por figurinistas premiados, figurinos, objetos cenográficos trechos em vídeo de registros de montagens como A Pane, de Friedrich Dürrenmatt, O Processo, de Franz Kafka, Antígona, de Sófocles, Um Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen, A Visita da Velha Senhora, de Friedrich Dürrenmatt entre outras. Assim sendo, a atividade Documento em Cena tem como objetivo familiarizar o público com as funções de um centro cultural e museu, enfatizando sua importância como produtor de conhecimento científico e cultural, acessível a todos, bem como centro receptor e difusor de informações e memórias. Serviço: Documento em Cena De 03/06 a 08/06, de segunda a sexta, das 14 às 15h. Entrada gratuita Classificação indicativa: a partir de 11 anos Duração: 40 minutos Agendamento de grupos pelos telefones: 3133-2721 / ccmj.educativo@tjrj.jus.br Antigo Palácio da Justiça Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário Rua Dom Manuel, 29, Centro, Térreo, Rio de Janeiro (atrás do Fórum)
  • VISITAÇÃO - ACERVOS CONECTADOS , De Segunda à Sexta , Das 10h às 11h, Visitação Técnica Mediada que consiste na apresentação dos acervos do CCMJ - Figurinos, Tridimensional, Textual, Audiovisual e Iconográfico.A oficina consiste na apresentação dos acervos do CCMJ - figurinos, textual, audiovisual, tridimensional e iconográfico. Conduzida por arquivistas, educadores, historiadores e museólogos, a oficina apresenta no primeiro momento o acervo de figurinos que reúne indumentárias dos espetáculos do “Teatro na Justiça” (1999-2018) e do programa de visita teatralizada “Por dentro do Palácio” (2001 a 2017), com alguns conjuntos assinados por relevantes figurinistas do cenário teatral; em seguida, o visitante tem a chance de conhecer as atividades de conservação, organização e acesso aos bens históricos do Judiciário fluminense. Serviço Visita Técnica Acervos Conectados De 03/06 à 08/06, de Segunda à Sexta, das 10h às 11h Entrada gratuita Duração: 40 minutos Agendamento dos grupos pelos telefones :(21) 3133 - 3814 / ccmj.seami2tjrj.jus.br Museu da Justiça _ Centro Cultural do Poder Judiciário Rua Dom Manuel, 29, Centro.
  • VISITA MEDIADA HISTÓRICA - DA RESISTÊNCIA A LIBERDADE, De Segunda à Sexta , Das 14h às 15h, Visitação Mediada histórica à exposição : "Da Resistência à Liberdade - O Protagonismo do Escravo" - O CCMJ - Niterói apresenta Mostra de documentos Judiciais com ações civis de liberdade, autos processuais de crimes e insurreições praticadas por escravos. Os originais expostos registram algumas das formas de resistência a sua condição. Passados 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, a exposição propõe a reflexão sobre o papel do escravo na luta pela superação. Visita Mediada histórica, De 03/06 a 08/06, de Segunda a Sexta, das 14h às 15h. Entrada gratuita. Agendamento dos grupos pelos telefones: (21) 3133-3814 / ccmj.seami@tjrj.jus.br. CCMJ- Niterói, Praça da Republica, s/n - Centro de Niteroí Rua Dom Manuel, 29, Centro Local: CCMJ - APJ - Niterói - Espaços Históricos
  • , , ,
  • , , ,
  • , , ,
  • , , ,
Fim do conteúdo da página