Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

AVENIDA PRESIDENTE WILSON
203
CASTELO
20030021
RIO DE JANEIRO
RJ
2139742541
www.academia.org.br
arquivo@academia.org.br
9h às 18h
Eventos:
  • VISITA GUIADA AO PETIT TRIANON - Sede da Academia Brasileira de Letras, 03/06/2019, 14h, O prédio foi construído para ser a representação da França na Exposição Comemorativa dos Cem Anos da Independência do Brasil em 1922. No prédio são realizadas as sessões solenes, ordinárias e comemorativas, e os tradicionais chás das quintas-feiras. A visita é guiada por um grupo de atores que contam a história da Academia e de seus membros.
  • PALESTRA, 04/06/2019, 15h, “ENTRE O SIGILO E O ACESSO - A REGULAÇÃO JURÍDICA DOS ARQUIVOS PESSOAIS” Sérgio Branco (Diretor do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro – ITSRIO e autor dos livros "Memória e Esquecimento na Internet", "Direitos Autorais na Internet e o Uso de Obras Alheias", "O Domínio Público no Direito Autoral Brasileiro – Uma Obra em Domínio Público" e "O que é Creative Commons – Novos Modelos de Direito Autoral em um Mundo Mais Criativo"
  • VISITA TÉCNICA, 05/06/2019, 15h, Visita Técnica às instalações do Arquivo Múcio Leão da Academia Brasileira de Letras: Salas de Tratamento Técnico e de Consulta; Núcleo de Conservação e Restauração. O Arquivo da ABL tem por finalidade coletar, organizar, preservar e dar acesso público à documentação nele acumulada. Seu acervo está dividido em duas linhas: o Arquivo dos Acadêmicos e o Arquivo Institucional. A primeira linha compõe-se da documentação doada pelos acadêmicos ou por seus descendentes; a segunda é constituída pela documentação administrativa e funcional da Academia. O acervo total conta, atualmente, com cerca de 550 metros lineares de documentos textuais e mais de 40 mil documentos audiovisuais e iconográficos.
  • EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS DO ARQUIVO DA ABL, 03/06/2019 a 06/06/2019, 9h30 às 17h30, Os documentos audiovisuais do Arquivo da ABL representam um importante patrimônio que conta boa parte da sua história, bem como a de seus membros. Este acervo possui a característica de reunir material tanto do Arquivo Institucional quanto do Arquivo dos Acadêmicos. O Arquivo Institucional é formado pelos registros de todos os eventos produzidos pela ABL: homenagens, conferências, seminários, mesas-redondas, inaugurações, exposições, posses, sessões acadêmicas, depoimentos e demais atividades. Já o Arquivo dos Acadêmicos contempla obras, entrevistas, imagens e filmes dos acadêmicos e/ou sobre eles e suas obras. É constituído, em sua maioria, por doações de familiares, instituições, colecionadores e dos próprios acadêmicos.
Fim do conteúdo da página